terça-feira, 1 de dezembro de 2015

AMIZADE VERDADEIRA, O QUE SIGNIFICA?








Muitas pessoas em nossos dias tem um conceito errado de “amizade verdadeira”, ou “amigo verdadeiro”, pois só atribuímos este adjetivo a alguém que nos ajuda e nos apoia, seja no que for, sendo bom ou mal, acreditamos que amigo verdadeiro é aquele que estará ao nosso lado em qualquer circunstância da vida.

Muitas vezes confundimos amigo com colega, ou seja, tratamos tal pessoa de amigo, quando na verdade, ele é apenas um colega e nada mais. Mas alguém poderia perguntar: “E qual a diferença, não é tudo a mesma coisa?”. Podemos ver que há diferença:

Amigo - que ama, que demonstra afeto, amizade,  

Colega - pessoa que, em relação à outra(s), pertence à mesma corporação, comunidade, profissão etc. companheiro de estudos.

Se observamos Estas duas palavras, veremos que é muito mais fácil ter-se colegas, pois a verdadeira amizade é um artigo quase que extinto. Nem todos que nos ajudam podem ser considerados amigos, pois até quem não conhecemos podem fazer ações de caridades.

Amigos verdadeiros não estarão apenas com as mãos abertas para ajudar, cooperar, mas em muitos casos nos corrigirá para o nosso bem, pois o amor corrige.

Não são amigos aqueles que nos ver em erros e nos dá apoio, estes são piores que inimigos, até por que os inimigos nós conhecemos de longe.

Se lermos a Palavra de Deus, veremos o Senhor Jesus declarando ser o nosso amigo verdadeiro, pois:

1.    O verdadeiro amigo dá a sua vida em prol do outro: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos."  (João 15 : 13).

2.    A verdadeira amizade consiste em ouvirmos os conselhos positivos de nosso amigo, pois os mesmos fortaleceram a nossa alma: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando."  (João 15 : 14).

3.    A verdadeira amizade está baseada na confiança: "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."  (João 15 : 15)

Obs.: O colega é diferente de tudo isto que foi afirmado acima, pois ele não é amigo, apenas colega.

Nunca devemos confundir, pois embora a repreensão de um amigo nos pareça dolorosa, ela tem como objetivo, o nosso bem estar. Por isso tenhamos o cuidado de denominar pessoas de amigos, quando ela são apenas colegas. E lembremos que amizade verdade só existe em Cristo, pois nós, seres humanos somos falhos. As vezes cobramos muito de alguém que achamos ou que temos certeza que é o nosso amigo, e quando ele falha nos decepcionamos (São homens e mulheres falhas, debaixo do pecado).



Pensemos Nisto!

Pr. Davi Gomes do Nascimento




Nenhum comentário:

Postar um comentário